UM OUTRO OLHAR - divulgação cultural

Projecto criado em Fevereiro de 2014, com o apoio de vários cidadãos, interessados na divulgação e preservação do património cultural, edificado e histórico. Contamos com o apoio de entidades públicas e privadas e pretendemos mostrar uma nova forma de OLHAR e descobrir aquilo que nos rodeia.

O património cultural, artístico, edificado, escrito, oral, etc... cruza-se connosco todos os dias e se o conhecermos melhor, melhor será por nós protegido, salvaguardado, aproveitado e divulgado. Actuamos principalmente na área de Alcântara, onde residimos.

ATENÇÃO: “UM OUTRO OLHAR” não se responsabiliza por qualquer acidente que possa ocasionalmente ocorrer durante os passeios, sendo da responsabilidade de cada um, a sua participação segundo as melhores regras de cidadania e circulação na via pública.

NOTA: Todas as entradas em edifícios públicos ou privados indicadas nas visitas, estão sempre sujeitas a confirmação no próprio momento da visita, e podem ser canceladas por motivos alheios à nossa organização.

As visitas poderão não se realizar ou sofrer alterações de percurso em virtude das condições atmosféricas do dia, ou por outros motivos imprevistos.

CONTACTOS E PEDIDOS DE INFORMAÇÕES

E-mail 1: umoutroolhar@sapo.pt            Telefone: 938258919              E-mail 2: cjbolacha@gmail.com

Aconselha-se aos visitantes a utilização de calçado confortável e serem portadores de uma garrafa com água.

As nossas visitas têm por regra iniciarem-se à hora marcada, independentemente do número de participantes presentes no momento.

NOTA: página Internet realizada em iWeb 3.0.4 para Mac; logos e imagens em Adobe ImageReady CS2; fontes utilizadas: American Typewriter, Arial, Cracked, Deibie e Verdana; Os mapas utilizados foram reproduzidos de CML - Lisboa Interactiva

Por decisão dos autores, os textos não são escritos segundo o novo Acordo Ortográfico.

As nossas visitas têm a colaboração das seguintes entidades: Junta de Freguesia de Alcântara, O Comércio de Alcântara, Academia Cidadã, Livraria LerDevagar, Paróquia de São Pedro em Alcântara, Irmandade de Nossa Senhora da Quietação, Capela de Santo Amaro, Hotel Pestana Palace, Hotel Vila Galé Ópera, Grupo Sport Chinquilho Junqueirense e Giestal, Fábrica Sant’Anna, Miau Associação Cultural, Instituto Superior de Agronomia, Escola Básica EB1 Raul Lino, Centro Científico e Cultural de Macau, Cemitério dos Prazeres, Marinha Portuguesa, Mesquita Central de Lisboa.

Carlos Bolacha

Licenciado em Sociologia pelo ISCTE e com um percurso profissional sempre ligado à actividade turística.

Desde 2009 iniciou a actividade de guia acompanhante de visitas pedestres à Tapada das Necessidades em Lisboa, em colaboração com o Grupo dos Amigos da Tapada das Necessidades e a antiga Junta de Freguesia dos Prazeres, visitas alargadas depois a outros locais na antiga freguesia dos Prazeres, nomeadamente ao Cemitério dos Prazeres. Desde 2014 tem colaborado com a Junta de Freguesia de Alcântara na realização das visitas pedestres patrocinadas por esta Junta de Freguesia.

Ana Cunha

Licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Desenvolve actividade profissional como bióloga num laboratório.

Fluente em 5 línguas estrangeiras, acompanha todas as visitas, participando activamente nas mesmas, e guiando todas aquelas que até agora foram realizadas para visitantes estrangeiros.